Lipodistrofia


Já faz muito tempo que tive minha primeira lipodistrofia. Para falar a verdade nem lembro, pois já tive mais de uma vez.

Pra quem não sabe, a lipodistrofia é causada quando injetamos insulina no mesmo local muitas vezes ou quando reutilizamos a agulha. A lipodistrofia, por sua vez, se divide em dois tipos:

1- Lipohipertrofia ou hipertrofia de insulina: aparece sempre de forma suave em formato de nódulos nos locais das injeções. Esta condição pode ser causada pelos efeitos naturais da insulina, por não realizar corretamente o rodízio dos locais de aplicação ou pela reutilização de agulhas. Para evitar o desenvolvimento de lipodistrofia, vale alternar os locais de aplicação e não reutilizar as agulhas.
2- Lipoatrofia: é a perda de gordura sob a pele. Esta condição acontece no momento em que há um declive dentro da pele de textura firme. Isto ocorre com mais frequência com insulinas misturadas.

Tem coisas que acontecem e marcam a vida da gente, não é mesmo? Pois certa vez, apliquei insulina na perna, e calculei mal o lugar, logo apareceu aquele carocinho e o local ficou roxo na hora. Ficou horrível, morri de vergonha. Fiquei dias sem usar saia e short.

Depois de 6 anos, mesmo praticando o rodízio, às vezes isso ainda acontece comigo. Alguns lugares são mais fáceis de realizar a aplicação, e mesmo assim não fugimos do risco de errar o local. Um dos lugares mais difíceis de realizar a aplicação, em minha opinião, é atrás, na nádega. E por incrível que pareça não me lembro de ter errado uma aplicação neste lugar do jeito que já errei aplicando em locais “fáceis” como o abdômen e a coxa.

Tudo é prática. Já dizia o ditado: a prática leva a perfeição. E a repetição, dia após dia, faz com que ocorram mais acertos do que erros. E isso não está relacionado somente com a aplicação de insulina, isso vale para qualquer atividade que realizarmos.

É importante lembrar que nunca se deve injetar insulina nos locais com lipodistrofia porque eles não absorvem muito bem a insulina.

Existem algumas maneiras de prevenir que isso aconteça:
  • Alternar os locais de aplicação;
  • Alternar os locais das injeções dentro da área escolhida;
  • Alternar os lados (direito e esquerdo) da parte do corpo usado;
  • Trocar a agulha a cada aplicação.

Também é normal que durante a aplicação apareça uma pequena gota de sangue, que ocorre quando a agulha atinge um vaso sanguíneo. Algumas vezes acontece comigo, mas caso isso ocorra, precisamos apenas pressionar o local com o dedo, evitando esfregar ou massagear o local.















Referência site da BD: http://goo.gl/cp3uKY

Um comentário:

  1. Há pessoas que ficam com lipoatrofia por insulina , mesmo fazendo rodízio, por questão imunológica, mesmo com as insulinas mais modernas Pela literatura.são poucas as pessoas acometidas e quando acontece não há tratamento por enquanto, apenas tratamentos experimentais que ás vezes dão certo ou minimizam o problema.

    ResponderExcluir

Receber via email

Digite seu endereço de email:

Delivered by FeedBurner

Voltar ao topo