Susto no fim de semana

abril 12, 2015


Esse fim de semana começou com um grande susto para mim.

Na sexta-feira à noite, antes de dormir, medi a glicemia e vi que estava marcando no glicosímetro um valor bem alto, na casa de 300 mg/dL. Corrigi na bomba, coloquei o despertador para tocar às 3h da madrugada, e fui dormir. Às 3h, eu medi de novo, e estava ainda mais alta do que quando eu fui dormir, então mais uma vez, eu corrigi na bomba e voltei a dormir. Durante a noite, acordei mais duas vezes com vontade de ir ao banheiro (que é o que acontece quando minha glicemia está alta, além da sede também). Da última vez que medi, estava chegando na casa de 400 mg/dL e eu já estava ficando preocupada, mas sem saber direito o que estava acontecendo e o que eu deveria fazer.

Quando eu acordei de fato, na parte da manhã, minha glicemia chegou a 505 mg/dL, foi quando eu liguei para a minha médica, pedindo um help, porque eu não sabia o que fazer, pois não parecia ter nada errado com minha bomba: ela enviava a insulina que eu marcava e, como disse, parecia tudo bem com ela, mas comigo não :(

Minha médica então me instruiu a trocar o conjunto de infusão da bomba, porque poderia estar com a cânula dobrada. E foi exatamente isso que aconteceu: a cânula estava dobrada, mas eu não senti.


Corrigi a glicemia com seringa e troquei todo o conjunto de infusão da bomba. No sábado, minha glicemia ficou alta praticamente o dia todo, mas eu medi o dia inteiro e pude acompanhar ela ficando cada vez mais baixa, até chegar à 126mg/dL. Nesta hora, lembro do alívio que senti.

Fiquei com medo de ter mais um quadro de cetoacidose diabética, como eu tive em 2012, em que precisei ficar 8 dias internada no hospital. Não, eu não queria isso.

Enfim, sábado à noite tudo voltou ao normal. Fica para mim o aprendizado de não deixar que minha glicemia fique alta tanto tempo, pois nesse caso, definitivamente, tem algo errado acontecendo ;)

Leia também

2 comentários

  1. Oi, estou começando a usar a bomba e fiquei curiosa com uma coisa com esse seu post. Quando a cateter dobra e vc retira para trocar ele sai dobrado como na foto que vc postou? Quando estava fazendo o teste drive, tive um dia com glicoses mais altas e tb fui orientada a trocar por risco de dobra, mas quando retirei ele não estava como na sua foto.

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabella!
    Ele sai dobradinho, desse mesmo jeito que postei na foto. Porém, ele não incomoda, eu não sentia absolutamente nada. O único indício que eu tinha era o fato das glicemias estarem sempre altas, e mesmo fazendo as correções, ela não abaixava. Pelo contrário, ficava cada vez mais alta.

    ResponderExcluir

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL