Insulina NovoRapid: essa deu trabalho

janeiro 06, 2017

Desde o início do meu tratamento com insulina, eu uso a Humalog, da Lilly. Já usei as combinações Humalog + NPH, Humalog + Lantus e desde que comecei a usar a bomba, a única insulina que uso continua sendo a Humalog.

Em minha última consulta com a endócrino, ela me deu dois frascos da insulina NovoRapid e disse que eu poderia usar sem problema. Então, eu pulei de alegria (por dentro), afinal, eu não estou recebendo os insumos do Governo há um bom tempo e esses dois frascos dariam para todo o mês de dezembro.

frascos de insulina humalog e novorapid

A primeira vez que iria usar a NovoRapid na troca da bomba, senti uma dificuldade em inserir a insulina do frasco para o reservatório, não sei porquê, mas o êmbolo estava duro, travado e não “puxava” a insulina do frasco. Persisti e finalmente consegui, não sei como, mas no fim deu certo e eu fiz a troca da bomba numa boa.

Usei o primeiro frasco todo e iniciei o segundo. Foi a mesma coisa esquisita: quando encaixei o reservatório no frasco, o êmbolo travou. Não queria puxar insulina de jeito nenhum, puxava somente ar para dentro do reservatório e a pressão era tão grande que eu puxava o êmbolo para baixo e ele voltava lá para cima, e o reservatório vazio. Aquilo estava me irritando tanto, que eu puxei o êmbolo com tanta força que ele saiu do reservatório e depois eu não consegui encaixar ele de volta de jeito nenhum. Resultado: perdi um reservatório.

Determinada a não desperdiçar mais nenhum insumo, dei uma de Sherlock Holmes e comecei a fazer o passo a passo da troca da bomba bem devagar, para ver onde estava o erro no processo. Foi então que descobri que a agulha do reservatório que é conectada ao frasco para puxar a insulina (do frasco para dentro do reservatório) não estava conseguindo perfurar a membrana de proteção da ampola da NovoRapid.

membrana de proteção da ampola da NovoRapid

Fiquei boba! Nunca tinha acontecido isso antes. Acho que nunca vou viver o bastante para conhecer todas as tretas sobre ter diabetes hahaha

Precisei “rosquear” o reservatório, como se fosse um parafuso, até a agulha furar a membrana do frasco, e aí sim, conseguir puxar insulina para dentro do reservatório.

Ufa, que sufoco!


Leia também

0 comentários

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL