Por que não posso beber insulina?

janeiro 01, 2019


beber-insulina

Curiosamente, essa não foi a primeira pergunta que eu me fiz quando descobri que tinha diabetes. Tão pouco perguntei isso para minha médica. Aliás, eu nunca perguntei isso pra ela.

Um tempo depois, quando os dias começaram a ficar difíceis por causa das múltiplas injeções com insulina, eu ficava com essa pergunta na minha cabeça.

Acho que no fundo, eu não queria saber a resposta, mas pensava: “Seria tão mais fácil se pudesse beber ou engolir um comprimido de insulina. Por que ninguém inventa isso?”.


insulina-humalog

Depois de alguns anos com diabetes, vários tratamentos, mudanças nas doses e nas insulinas, eu comecei a entender o porquê daquela resposta negativa pra pergunta que ficava na minha cabeça.

A insulina é uma proteína, se fosse ingerida pela boca, ela chegaria ao estômago e imediatamente os ácidos digestivos a destruiriam antes de ela conseguir chegar ao sangue.
Isso é a explicação básica, pra falar a verdade, a resposta vai muito além disso. O tratamento para o diabetes é complexo e individual. As doses de insulina têm que ser precisas, pois ela é muito potente. Uma unidade de insulina a mais, por exemplo, pode causar uma hipoglicemia. E geralmente, as doses para o tratamento são muito pequenas e distribuídas ao longo do dia, dependendo também da quantidade de carboidratos consumida.

Gente, é tão complexo que se pararmos para pensar, 1 unidade de insulina equivale a 0,01 ml. É muuuuuuuuito pouco. E às vezes, eu preciso de apenas 0,4 unidades de insulina para corrigir uma hiperglicemia. Pensa no tamanho dessa dose?! Não é nem meia unidade, é menos do que isso.

Pode ser que beber insulina seja uma realidade no futuro, eu não duvido de nada quando falamos sobre tecnologia. Mas hoje, eu acho difícil de entender como isso daria certo, como funcionaria. Como fazer essa dose exata chegar ao sangue, sem se dissipar pelo caminho?!

Não sei. E por enquanto, acho que os cientistas e pesquisadores também não sabem hahaha

No momento, estou feliz com a bomba de insulina, consigo me cuidar e não sofrer com o tratamento. Mas desejo, claro, um tratamento cada vez mais indolor e seguro para todos nós diabéticos.



Leia também

2 comentários

  1. Olá, Nayama!

    Escrevo este comentário para te agradecer imensamente pela coragem e pela perseverança em manter este blog atualizado. Tem sido de uma grande ajuda para mim, pois tenho uma namorada diabética (Tipo 1 - LADA), que usa Sensor Freestyle Libre e injeta insulina manualmente. Ler o SouDoce tem me ensinado muitas coisas boas e tem me ajudado a apoiar a Fernanda no controle da glicemia, na aceitação da diabetes (a descoberta vai fazer três anos) e no fortalecimento da nossa relação.

    Um forte abraço e continuarei acompanhando!

    Paulo Medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo! Fiquei muito feliz ao ler seu comentário. Saber que estou ajudando de alguma forma é uma recompensa para mim.
      Desejo tudo de melhor para você e para a Fernanda! Precisando de algo, estou sempre por aqui ;)

      Excluir

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL