Linha do tempo - Retrospectiva de insumos em 2016

março 06, 2017

2016 foi um ano muito difícil sob a perspectiva de recebimento dos insumos pela secretaria de saúde de MG. Em um ano - 12 meses - apenas em 1 mês eu recebi todos os insumos que eu deveria receber TODOS os meses. Resumo da obra: fora o mês de abril, nos outros 11 meses sempre faltou algum insumo para receber.

Eu poderia generalizar e falar que 2016 foi um ano péssimo, mas ainda me esforço para ver o lado positivo da vida. Sim, o ano inteiro faltou insumos e eu precisei pagar por eles do meu próprio bolso. Mas, ao menos eu tenho um emprego e recebo um salário em que, mês ou outro eu consigo comprar alguns insumos. Não todos, claro, como se sabe este é um tratamento de alto custo e se eu precisasse comprar todos os insumos mensalmente, a realidade é que eu não conseguiria pagar pelo tratamento e precisaria abandoná-lo, voltando às múltiplas injeções de insulina.

Para além do meu emprego, tenho em minha vida pessoas amadas que me ajudam sempre. Meu pai, minha irmã e meu noivo diversas vezes compraram alguns insumos para me ajudar, porque faltava tanto insumo na secretaria de saúde que a conta no fim do mês apertava demais e não tinha outro jeito: se a secretaria de saúde não me entregou, eu preciso comprar.

Continuo com a certeza de que é um absurdo que o Governo descumpra a ordem de um juiz e não forneça os insumos aos quais eu, legalmente, tenho direito em receber para me tratar.

Abaixo, fiz uma linha do tempo de 2016 e início de 2017 sobre a retrospectiva dos insumos que recebi do Governo, mês a mês. Como eu disse, vejam que apenas no mês de abril/2016 eu recebi todos os insumos, que são 5 no total:

1. Reservatório de insulina Paradigm Reservoir MMT332A - caixa com 10 unidades/ mês
2. Conjunto de infusão Paradigm Quick Set MMT 399 - 6mm, tubo de 60 cm, caixa com dez unidades - 1 caixa/mês
3. Insulina Humalog - 2 frascos/mês
4. Fitas de glicemia capilar - 240 fitas/mês (tiras reagentes)
5. Enlite Sensor de glicose MMT 7008A - caixa com 5 unidades e 10 adesivos externos - 1 caixa/mês

Lembrando ainda que existe um 6º item que deve ser entregue anualmente, no meu caso no mês de dezembro, e que eu não recebi este item em 2016:

6. Transmissor minilink MMT 7707NA - 1 unidade por ano


linha do tempo de insumos recebidos


Boa sorte para todos nós diabéticos nesse ano de 2017!

Leia também

0 comentários

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL