Quais são os benefícios de usar bomba de insulina?

fevereiro 09, 2019


bomba-de-insulina-medtronic-veo
                                                                        
No começo, minha relação com a ela foi a pior possível! 
Pois é, quem diria que eu me apaixonaria por ela um dia! 
Mas aconteceu, me apaixonei e hoje não imagino minha vida sem ela.

Esse texto poderia ser o início de uma história de amor, mas é só a minha vida com a bomba de insulina!

A bomba de insulina é minha queridinha. Ela melhorou muito a minha vida e o meu relacionamento com o diabetes. Com ela, eu consegui eliminar a parte do tratamento que para mim era a mais chata: as inúmeras injeções diárias.

bomba-de-insulina-medtronic-na-cintura

Mas esse é só um dos vários benefícios que a bomba de insulina traz pra minha vida e, automaticamente, para o melhor controle do meu diabetes.

E se ainda ficou alguma dúvida, vou compartilhar aqui alguns desses benefícios que me ajudam tanto nessa caminhada:

> Ela tem a função principal de imitar o pâncreas. Por isso, ela libera a dose de insulina basal dividida ao longo do dia em microdoses. Assim, evita-se o risco de hipoglicemia.

> Com ela, eu uso apenas um tipo de insulina: Humalog (insulina lispro = insulina de ação ultrarrápida). Antes, eu utilizava dois tipos: Humalog (Lispro) e Lantus (Glargina. Insulina glargina = insulina de ação lenta).

> É possível evitar uma hipoglicemia suspendendo a bomba (é o equivalente a desligar a bomba).

> Maior controle da ação da insulina no corpo, durante o dia todo. Como a dose de insulina basal é dividida em microdoses ao longo do dia, em determinada hora do dia eu posso interromper ou diminuir/aumentar a dose. Exemplo: minha glicemia tende a cair quando eu faço exercícios físicos à noite. Por isso, se eu resolvo ir à academia à noite, 30 minutos antes eu regulo a bomba para aplicar somente 50% da dose de basal durante 2 horas, que seriam 30 minutos antes da atividade, 1 hora de atividade e 30 minutos após a atividade. Isso ajuda a evitar uma hipoglicemia durante a atividade ou depois da atividade.

> A troca do conjunto de infusão (cateter + insulina) é feita a cada 3 dias. Então é preciso apenas 1 picadinha a cada 3 dias.

> É possível aplicar bolus várias vezes ao dia, sempre que preciso. Então não há desculpas para comer e não aplicar insulina ou deixar de corrigir uma hiperglicemia porque não quer furar a pele de novo.

> É possível corrigir glicemias com microdoses, para que elas fiquem mais estáveis ainda. Por exemplo, se minha glicemia tiver 155mg/dL, não é uma glicemia ruim, mas seria melhor se ela estivesse abaixo de 140. Para isso, eu posso aplicar cerca de 0,2 unidade de insulina. Na caneta ou seringa isso não é possível, pois a menor dose é 0,5 unidade (na caneta). Isso é o que chamamos de microdose. OBS: é bom lembrar que as doses são individuais.

> Essa é pra quem odeia matemática: a bomba de insulina faz os cálculos automáticos de quantas unidades de insulina é preciso para o bolus ou correção daquela hora. Isso é possível porque o médico define  nas configurações da bomba as doses de insulina basal, a relação carboidrato/insulina e o fator de sensibilidade. Se você não sabe o que é isso, clica aqui para saber do que eu tô falando, porque eu expliquei sobre isso em outro post.

> A bomba é um sistema inteligente e ela tem outras opções de bolus, além do normal, para aqueles dias especiais em que você vai ficar comendo por mais tempo (como em um rodízio ou festa, por exemplo, ou quando você come uma comida mais gordurosa, como pizza). Você programa na bomba o tempo que você vai ficar comendo, insere a quantidade de carboidratos e a bomba calcula a divisão da insulina, de acordo com o tempo que você estipula.


Leia também

0 comentários

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL