Cansado de ter diabetes? 7 dicas para te motivar

dezembro 31, 2019


A vida é feita de altos e baixos, para todo mundo. Se sentir desanimado às vezes não é algo exclusivo a nós, diabéticos. Mas sim, acontece com a gente.

O fato do diabetes ainda ser uma doença que não tem cura e que o tratamento é ainda muitas vezes doloroso, faz com que a gente se canse de ter diabetes.

É sério! Pense comigo: a gente trabalha duro, se sente cansado e tira férias do trabalho. A gente estuda muito, se sente cansado e tira férias da escola/faculdade. E do diabetes não tem como tirar férias. É cuidado 24h por dia, 7 dias por semana, sempre. Então cansa mesmo, tem momentos que dá vontade de chutar o balde.

Mas calma lá. Na vida tem outras coisas que fazemos para descansar do que nos cansa, sem ser necessariamente tirar férias. E a palavra da vez é motivação.

Quando estamos motivados, quando encontramos algo que nos motiva, a gente consegue caminhar para frente, sem sofrer. E se você está cansado de ter que cuidar do seu diabetes, o que você precisa na verdade é de uma injeção de motivação!

Trocadilhos à parte, vou te mostrar aqui 7 dicas que podem te manter motivado nessa caminhada lado a lado com o diabetes =)


Interação social com outros diabéticos

Às vezes a gente fica meio cansado de ter diabetes porque não conhecemos outras pessoas que passam pelos mesmos desafios que a gente. Parece que não temos com quem compartilhar ou trocar experiências. Mas minha gente, o mundo tá cada vez mais conectado e rápido. Os diabéticos se uniram nas redes, tem vários grupos no Whatsapp só com diabéticos de todos os lugares de Brasil. No Instagram, é fácil encontrar perfis de pessoas que compartilham experiência por serem diabéticos ou por estarem próximos a alguém que também tem (como filhos, por exemplo. São os chamados mãe/pai pâncreas). E dá pra ter contato com diabético desse mundão a fora. Eu mesmo converso com vários diabéticos de outros países e a experiência é bem legal. Tenha certeza, não estamos sozinhos nessa!


Saúde sim

Com o diabetes, eu me vigio para fazer atividades físicas regularmente, um hábito que eu não tinha antes de ser diabética. Eu tenho muita preguiça de ir à academia fazer musculação, acho bem chato, ainda mais depois do trabalho, que eu estou cansada e só quero ir embora pra casa, tomar um banho e claro, comer! Mas eu gosto de outras atividades, como correr, fazer spinning, dançar… Então escolha uma atividade que você goste de fazer ao invés de uma atividade em que você sinta obrigação de fazer.


Viajar

Viaje, para longe ou para perto, não importa. Viajar nos tira da nossa rotina e, muitas vezes, essa rotina é parte do que nos deixa cansados de fazer sempre as mesmas coisas. Conheça novos lugares e novas pessoas, isso renova nossas energias.


Personalização

Que tal personalizar os seus apetrechos de diabéticos com estampas bem divertidas? Tem várias lojinhas online que vendem adesivos para glicosímetro, bomba de insulina, canetas, sensores, necessaire…. E tem vários temas: de desenhos animados ao power diabetes, ou seja, estampas legais sobre ter diabetes, com frases e desenhos do nosso mundinho. Olha só meu leitor do Libre: um adesivo de “Eu tenho diabetes”, um coração feito com a bomba e a escrita “insulina”. Amei! Minha bomba tem uma capinha rosa de silicone e também tenho camisas com esse empoderamento diabético, estampada com frases, olha essa:
E ter diabetes é isso: não precisa ter vergonha, eu acho legal demais mostrar meus sensores, minha bomba com capinha rosa. Isso faz a gente se sentir bem com o tratamento.


Conversar

Muitas vezes, apenas desabafar com um amigo já é motivo suficiente para fazer no ânimo melhorar. E como eu disse acima, a falta da interação com outras pessoas que vivem os mesmos dilemas que a gente vive, nos deixa sufocados. Por que não dividir esses sentimentos com outras pessoas, mesmo que essa pessoa não sinta na pele o que é ser diabética. Eu, por exemplo, faço esse exercício com meu marido: ele não é diabético, detesta quando ele mesmo precisa tomar injeções, mas nada impede que ele entenda minha dor e desabafo.


Que tal um Blog?

Você ainda pode escolher botar todo esse sentimento no papel, digo, na tela do computador e ajudar outras pessoas que estão navegando na web pesquisando este mesmo assunto. E é tão bom quando a gente recebe mensagens positivas sobre essa nossa mania de escrever… Olha aí a motivação!


Profissionais da saúde

E se tudo isso ainda não te motivou, que tal partir para um apoio profissional? Um psicólogo pode conseguir te motivar! Não pense que isso é “coisa de doido”, muito pelo contrário, ele é um profissional que estudou e se especializou para ajudar as pessoas a lidarem com as situações que muitas elas é difícil de processar. Lá na clínica “Espaço Diabetes”, onde eu faço meu acompanhamento, tem até grupo de apoio com um psicólogo e os pacientes diabéticos da clínica.



Leia também

0 comentários

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL