Bolhas no reservatório

setembro 20, 2015


Quando chega o dia de fazer a troca do conjunto de infusão, nem sempre a bomba já sinalizou “reservatório baixo”. Às vezes, ainda tem uma sobra relativamente grande de unidades de insulina no reservatório, mas que não atende a quantidade que necessito em 1 dia. Então, independente da quantidade de insulina que ainda resta no reservatório, se cheguei ao terceiro dia, eu troco todo o conjunto. Pelos seguintes motivos:

©  Eu particularmente não gosto de ficar mais de 3 dias com o cateter conectado no mesmo local do corpo. Pode infeccionar e a pele fica mais “manchada” do que o de costume;
©  No reservatório, eu coloco insulina suficiente para 3 dias (um pouquinho a mais para qualquer eventualidade). A insulina não dá para o 4º dia. Ainda que aconteça de ter uma sobra maior, essa sobra gera em torno de 30 unidades, o que não corresponde a minha dose diária necessária;
©   Além de tudo isso, a insulina que fica no reservatório está em temperatura ambiente, e não armazenada em local fresco. E também ela fica em “movimento” constante, já que está conectada ao meu corpo pela bomba. E todos nós sabemos que a insulina não deve ser agitada bruscamente antes de ser utilizada. Por isso, fico um pouco receosa em utilizar essa mesma insulina por mais de 3 dias.

Voltando ao assunto: fiz a troca do conjunto e ainda tinha uma sobra de insulina no reservatório. Foi então que percebi que ele estava cheio de bolhas!


Acho que isso acontece por causa da movimentação constante da bomba (troca de roupa, movimentos do corpo, pego a bomba toda hora pra olhar a glicemia, tiro para tomar banho, etc). Fiz uma retrospectiva verificando as glicemias e não percebi nenhuma discrepância entre elas durante esse período de 3 dias.

Vou ficar de olho nas próximas trocas ^^


Leia também

0 comentários

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL