FreeStyle Libre

maio 03, 2016

Na última consulta que tive com minha endócrino, ela me apresentou o FreeStyle Libre, que é um sistema flash de monitoramento de glicose, com uma nova tecnologia que captura as informações do sensor em um rápido scan e as apresenta em gráficos e relatórios.

É um substituto aos glicosímetros que precisam de fitas e lancetas (para furar o dedo) para medir a glicemia.


Na prática, eu vivo uma experiência parecida com o sensor Enlite da Medtronic e a bomba de insulina. Os dois “conversam” entre si e eu consigo ver o gráfico de minha glicemia sem necessariamente fazer a ponta de dedo.

Minha endócrino me apresentou ao FreeStyle Libre porque eu relatei a ela que o insumo que mais falta na secretaria de saúde são os sensores. Esse ano, por exemplo, eu fiquei 3 meses sem receber o sensor, e isso quer dizer que eu fiquei 3 meses sem utilizar o sensor, porque é um item muito caro (R$1.679,00 cada caixa com 5 unidades) e eu não compro quando falta. Eu opto por utilizar o glicosímetro e as fitas com uma frequência maior (em torno de 8 medições por dia).

Por isso, o FreeStyle Libre torna-se para mim uma ótima opção em substituição ao sensor da Medtronic (quando eu não o recebo), com um preço muuuuito menor.

Entrei no site e me cadastrei, para conseguir um desconto no kit (aparelho+sensor) quando ele for lançado por aqui. Essa semana já recebi um e-mail com os valores de lançamento:

E o mais interessante é que o sensor tem duração de 14 dias (o da Medtronic dura 6 dias). Assim, para um mês serão necessários 2 sensores. No final das contas, o preço é muito menor do que a caixa com os 5 sensores da Medtronic.

Além do preço, outro fator legal é que pode ser usado por qualquer diabético, e não apenas pelos usuários de bomba de insulina (como é o caso do sensor Enlite da Medtronic). No caso do Enlite, a bomba é necessária, pois é através dela que os resultados de glicemia e os gráficos são visualizados.

É importante deixar claro que, como usuária de bomba de insulina, o sensor Enlite é para mim uma melhor forma de controle, uma vez que ele se integra totalmente com as funções da bomba. Além de informar a glicemia, ele avisa com um sinal sonoro quando a glicemia está caindo ou aumentando e qual a velocidade isso está acontecendo (se está caindo ou se elevando muito rápido), e além disso, quando a glicemia cai de forma brusca, a bomba identifica essa queda (por meio dos números de glicemia enviados pelo sensor) e suspende a infusão de insulina da bomba, ou seja, a bomba não vai enviar insulina para o corpo (nem basal), uma vez que naquele determinado momento um quadro de hipoglicemia está ocorrendo.


Mas como eu disse, na falta do sensor Enlite, o FreeStyle Libre será uma ótima opção.

Leia também

0 comentários

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL