Estresse descontrola o diabetes?

dezembro 17, 2018


descontrole-do-diabetes-causa-estresse

O estresse é uma reação do nosso organismo quando precisamos lidar com alguma situação que exija um grande esforço emocional (e muitas vezes físico) para ser superado.

Quando ficamos estressados, o nosso corpo se prepara para atacar ou correr. Diante disso, o nosso organismo libera diversos hormônios que serão responsáveis por movimentar uma grande quantidade de energia que está armazenada em nosso corpo na forma de açúcar e gordura. Esses hormônios devem levar a energia até as células para que o corpo reaja ao perigo (que no caso, é o estresse).

Tudo resolvido? Claro, a não ser que você seja diabético. Aí a coisa muda de figura.

Em nós diabéticos, essa reação de “atacar ou correr” não funciona, porque a insulina não consegue levar para dentro das células essa energia extra. Como consequência, a glicose sobe no sangue.

É por isso que temos que ficar de olho quando sentimos que estamos estressados. Como o estresse pode piorar o controle glicêmico, é essencial parar um pouco em meio ao furacão para respirar e medir a glicemia.

Eu sei, é difícil. Eu mesma passo por essa situação, principalmente no trabalho, pois trabalho com prazos de entregas apertados e sempre aparece um pepinão para resolver. Gente, o assunto é muito sério. Saúde emocional faz parte de um bom tratamento, sei que nem sempre é fácil controlar. Quando eu fico muito nervosa, por exemplo, minha glicemia vai lá nas alturas.

O estresse desencadeia em cada um uma reação diferente: alguns exageram na comida, outros não conseguem comer. Alguns perdem o sono, outros preferem uma dose de álcool para relaxar.

O fato é que não podemos nos entregar ao estresse, por isso, é bom ficarmos atentos aos seguintes sintomas:

> Elevação ou queda da glicemia sem sintoma aparente;
Aumento da tensão muscular;
Aumento da frequência cardíaca e/ou pressão arterial.

O próprio fato de ter diabetes, pode ser uma fonte de estresse: ter disciplina com o horário da medicação, contar carboidrato de cada refeição, verificar a glicemia com frequência, praticar atividades físicas, a dor de cada aplicação ou ponta de dedo, etc.

Lidar com o diabetes é um autoaprendizado constante, então dê um passo de cada vez. Com o tempo eu aprendi que só eu posso controlar minha glicemia, mas isso requer paciência e força de vontade. Não desista!

diabetes-controlado-feliz



Leia também

0 comentários

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL