Você tem vergonha dos seus dispositivos?

dezembro 23, 2018


bomba-de-insulina-no-abdomem

Eu já tive.
Já tive vergonha de aplicar insulina com a caneta, na frente de outras pessoas.
Já tive vergonha de PENSAR em usar a bomba de insulina.
Já tive vergonha de medir a glicemia no meio da rua, mesmo com sintomas explícitos de hipoglicemia.
Já tive vergonha de ir em festas com o sensor Enlite ou Libre aparecendo no braço.

Eu já tive.
Mas não tenho mais. Hoje o sentimento não é de vergonha e sim de orgulho. Com o tempo eu aprendi que esses dispositivos é que me proporcionam uma qualidade de vida melhor, mais facilidade no meu dia-a-dia, mais leveza e liberdade.

Meus dispositivos hoje são meus companheiros, se estiver faltando algum deles, está faltando um pedaço de mim.

dispositivos-para-diabetes

Mas eu entendo que demora um tempo pra gente se acostumar. Na verdade, é além disso: cada um tem seu próprio tempo para se acostumar e se adaptar.

E nesse período de adaptação, não importa o que os outros falem ou pensem, quem tem que se aceitar somos nós. E a pior parte é que a gente tem medo é do julgamento do outro. Comigo foi assim, sempre.

Com a caneta eu tinha medo das pessoas acharem que eu estava me drogando em público.

Como glicosímetro eu tinha medo de que as pessoas me achassem estranha ou tivessem pena.

Com a bomba eu tinha medo do que as pessoas iriam achar quando eu vestisse um biquíni, do que meu namorado iria achar quando eu estivesse sem roupa. Medo de como as pessoas iriam me olhar quando eu usasse alguma roupa que marcasse a bomba.

bomba-de-insulina-na-barriga

Percebe?! Sempre o medo era sobre o julgamento do outro, sobre o que o outro pensaria de mim. E eu amadureci quando entendi que: o que o outro pensa sobre mim é problema dele, e que isso não define quem eu sou e não me limita. Viver somente em prol do outro é um desperdício de tempo.

Então, coloquei a cabeça no lugar e comecei a viver para mim. O que me faz feliz? O que faz minha vida mais leve? O que é a liberdade para mim?

Eu me fiz todas essas perguntas no âmbito do diabetes e eu encontrei respostas para todas elas. E de uma forma geral, todas as respostas estão ligadas aos dispositivos que uso.

Veja como é tudo um ciclo: eu estou feliz quando consigo controlar bem o diabetes em minha vida (em todas as áreas: na minha vida pessoal, profissional, amorosa…), para controlar bem, eu faço o tratamento com a bomba de insulina, que me traz liberdade e facilidade no controle da minha alimentação, dos exercícios físicos, do fato que gosto de dormir até tarde aos fins de semana. Com mais liberdade eu fico feliz. Quando eu estou feliz, eu consigo controlar melhor o diabetes em minha vida, e para controlar bem, eu faço uso do sensor Libre, que deixa minha vida mais leve, pois assim evito várias picadinhas durante o dia e tenho monitorização constante. Com o sensor, eu tenho mais liberdade. Com mais liberdade eu fico feliz.

Tá vendo? É um ciclo! Mas primeiro é preciso aceitação. A vida com diabetes não é feita de flores. É preciso disciplina, atenção constante. É preciso aprender a falar não às vezes.

Não tenha vergonha de ser feliz, de se sentir bem. Não tenha vergonha de ser diabético(a), de pedir um doce quando estiver com hipo ou de medir a glicemia na frente de qualquer pessoa. Ser diferente não é sinônimo de ser ruim, tire isso da cabeça!


Leia também

0 comentários

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL