5 verdades sobre diabetes

novembro 14, 2020

 


Outro dia, eu falei aqui no blog sobre 5 mitos do diabetes. Se você perdeu, clica aqui pra conferir, você pode se surpreender com os mitos.


Hoje eu quero falar sobre as verdades sobre o diabetes. Algumas são duras, daquelas que só a endocrinologista fala com a gente, outras são verdades que as pessoas pensam serem mitos, mas essas verdades são coisas do dia-a-dia, que só um diabético passa.


Contei sobre 5 dessas verdades, apesar que eu poderia falar sobre 500, facilmente. Mas assim o texto ficaria extremamente longo, não acham?! hahaha

 

1. As injeções de insulina não são tão dolorosas assim 


É isso mesmo. Hoje em dia, as agulhas são muito pequenas e bem fininhas. Lembro da época que eu usava caneta de insulina, a menor agulha que eu comprava tinha 4 milímetros. Claro, sente-se uma picadinha, porque afinal de contas a pele não está anestesiada ou adormecida. Mas DOR, não. Dor é outra coisa. Dor a gente sente quando recebe uma injeção de benzetacil. A grande questão é que fica desconfortável receber essas picadinhas várias vezes ao dia. E às vezes, a gente acerta um vasinho sanguíneo pelo caminho ou acerta o músculo, aí sim essas aplicações doem. Mas de uma forma geral, injeções de insulina não doem. Como eu disse, é uma sensação de desconforto aplicar todos os dias, sentir a picadinha todos os dias, mas não é uma dor insuportável que a gente tenha vontade de chorar ou de sumir.



2. Diabetes não tem cura


Verdade nua e crua e isso me assombrou por muito tempo. Depois que a gente aprende a conviver bem com o diabetes, a se cuidar melhor, a questão da cura é amenizada. Claro que eu queria uma cura, o diabetes não é um troféu para mim e tem dias muito difíceis, então sim, a cura cairia muito bem! Entretanto, ela ainda não existe. Há pouco tempo, surgiu na internet uma conversa que a BCG seria a vacina da cura do diabetes. Várias pessoas me marcaram em matérias no Facebook, mas é aquela velha verdade: as pessoas não leem. Elas acreditam cegamente em títulos que são verdadeiros anzóis e, ao procurar informações sobre isso, vi que existe um estudo em andamento nos Estados Unidos e a FCA aprovou a continuidade da pesquisa. Mas não creio que a cura chegue de forma imediata, até porque essas etapas de estudos duram anos, depois tem a fase de patente, de comercialização, enfim. A verdade é que a cura ainda não chegou para nós.

 

3. O tratamento é individual


Quando as pessoas descobrem que sou diabética, elas resumem minha vida a: “ah, é só tomar insulina e não comer doces, né?”. Se fosse tão simples assim, minha vida seria linda! Porém, o tratamento é completamente individual. Não é porque a bomba de insulina deu certo para mim que ela dará certo para outro diabético, não é porque eu uso a insulina Humalog que todos os outros diabéticos também tem que usar, e por aí vai. O que quero dizer é que cada um reage de uma forma à insulina, cada corpo tem uma relação insulina-carboidrato diferente. O meu próprio corpo tem essa variação (tenho mais resistência à insulina à noite) imagina como é diferente de uma pessoa para outra?

 


4. Você pode ter uma hipoglicemia durante o sexo


Ninguém te contou, mas se você é diabético, cedo ou tarde isso vai acontecer. A atividade física tende a baixar a glicemia, e quando eu falo “atividade física” não é só academia não, na hora H gasta-se muitas calorias, existe o esforço físico. Por isso, se a glicemia já estiver com tendência a baixar, se estiver há muito tempo sem comer ou qualquer um dos vários cenários que antecedem uma hipo, pode acontecer sim. Cada corpo reage de uma forma então é bom ficar atento.

 

5. É possível viver bem com diabetes


É possível ter uma vida normal com diabetes. Independente do que é normal para você. Se normal é ter um emprego, ir a festas, estudar. Sim, dá para ter uma vida normal desse jeito. Se normal é o contrário: ficar em casa com a família e amigos ou viajar pra qualquer lugar. Também dá para ser assim. Quer fazer atividade de alto impacto, ser atleta? Também pode! Não existe um padrão de vida normal, existe a vida que cada um quer ter, quer viver, e não importa qual ela seja, o diabetes não nos impede de conquistar tudo isso! Precisa de foco, de disciplina, mas toda meta precisa. O primeiro passo é trabalhar a aceitação do diabetes na nossa vida e assim, as coisas fluem, as obrigações do tratamento como aplicar insulina, contar carboidrato e tudo isso, fica mais leve. Diabéticos que se cuidam são super saudáveis, fisicamente e mentalmente!




Leia também

0 comentários

Bomba de insulina


Em 2014 comecei uma nova vida com a bomba de insulina. Liberdade, escolhas, descobertas. Vem conhecer um pouco mais sobre esse tratamento!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

INSTAGRAM @NAYAMALEAL